Os erros de escrituração devem ser corrigidos mediante retificação de lançamento através de estorno, complementação e transferência. É de especial importância o detalhamento, no campo destinado ao histórico, do tipo de operação que está sendo realizada e a que lançamento se refere o ajuste, assegurando um melhor entendimento e facilitando o rastreamento dos lançamentos realizados.
Estorno: é utilizado quando ocorre a duplicidade de um mesmo lançamento contábil ou por erro de lançamento da conta debitada ou da conta creditada.
Complementação: é efetuada para corrigir o valor anteriormente registrado, aumentando-o ou reduzindo-o.
Transferência: regulariza o lançamento da conta debitada ou creditada indevidamente, através da transposição do valor para a conta adequada.
Os lançamentos realizados fora da época devida deverão registrar nos seus históricos, as datas de sua efetiva ocorrência e o(s) motivo(s) do atraso.
Exemplos:
Erro de Valor: Pagamento de salários no valor de R$ 1.000,00, em dinheiro.
Lançamento realizado:
D - Salários a Pagar
C - Caixa
R$ 100,00
Regularização, mediante lançamento complementar devidamente identificado no histórico:
D - Salários a Pagar
C - Caixa
R$ 900,00
Troca de Contas: Compra a vista de matéria-prima, por R$ 10.000,00
Lançamento realizado:
D - Matéria-prima
C - Fornecedores
R$ 10.000,00
A conta correta a crédito é “Caixa”. A regularização será feita mediante transferência entre contas, com detalhamento no histórico:
D - Fornecedores
C - Caixa
R$ 10.000,00
Inversão de Contas: Compra de matéria prima, à vista, por R$ 1.000,00
Lançamento efetuado:
D - Caixa
C - Matéria Prima
R$ 1.000,00
Para regularização, primeiro estorna-se o lançamento anterior, mediante lançamento inverso com histórico descritivo:
D - Matéria Prima
C - Caixa
R$ 1.000,00
A seguir, faz-se o lançamento correto:
D - Matéria Prima
C - Caixa
R$ 1.000,00
-=Estatistica=-
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